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Diagnóstico da Cultura
Entenda aqui o que é isto, pra que serve e quando contratar um.
O que é Cultura Organizacional
Muitos estudiosos têm se dedicado a entender o que é, como funciona e quais os impactos para as pessoas e para os resultados , gerados pelas diversas características da cultura de uma empresa.
Chamamos de Cultura Organizacional, o conjunto de crenças, hábitos e comportamentos adotados por um grupo. Não importa se essas pessoas estejam localizadas em uma igreja, uma escola ou uma empresa. Os comportamentos adotados pelas pessoas, são fruto daquilo que elas acreditam e que valorizam. Portanto, os comportamentos são frutos das crenças pessoais e são sustentados pelos valores humanos ou pela falta destes, uma vez que o valor é sempre algo positivo e benéfico.
Há uma tendência das pessoas se unirem por alinhamento de valores e crenças, assim como há uma tendência de se afastarem daqueles que pensam diferente e têm valores diferentes. Alguns autores costumam dizer que é impossível viver com quem tem valores opostos ao nosso; porque o resultado seria uma convivência conflituosa que criaria um desgaste emocional e físico tão grande, que inviabilizaria o relacionamento.
Claro que existem os comportamentos "de aparência", ou aqueles usados para o convívio social diário. Mas existem os comportamentos "de essência", ou aqueles que são os naturais. Como exemplo, podemos dizer o primeiro, são nossos hábitos no ambiente de trabalho e o segundo, é o nosso comportamento em nosso lar, ao natural e sendo nós mesmos. 
Ocorre que as organizações hoje - independente do tamanho que tenha - são grupos com relações complexas, pela diversidade ideológica e de pensamento que agregam. Portanto, não há como prever qual o código que será eleito como dominante e orientador dos comportamentos nesse ou naquele grupo. Mas é afirmativo que esse código existirá e será definidor e orientador para os comportamentos de todos e também dos resultados que esse grupo produzir.
A Cultura portanto, lida com elementos um tanto intangíveis e até há pouco, difíceis de serem mensurados. Por isso mesmo, gestores com formação apenas racional ou perfil lógico/concreto, demonstram verdadeiro pavor ao lidar com ela.
Ao agirem assim, estão cometendo um erro dos mais graves no tocante à gestão de um negócio, uma vez que sem conhecer e administrar a cultura, estarão controlando somente a parte mais "fraca"por assim dizer do negócio. Dizemos isso porque tudo que é feito, é feito por pessoas e essas ao fazerem/agirem, são movidas por uma cultura, por valores. De maneira que a principal tarefa de um executivo hoje nas organizações, deveria ser a de gerenciar a cultura da empresa e garantir que procedimentos, normas, práticas de todos os cargos e decisões, estejam alinhadas com ela.
Fazer isso não é algo natural e nem é aprendido nos bancos de escola, nem nos das melhores universidades do mundo. Lidar com os fatores intangíveis que formam a cultura de uma organização, implica em conhecer e se habilitar em novas competências. E é aí que entra a necessidade de uma ajuda especializada.
CULTURA

 

Como a Cultura se estrutura e atua na empresa

Os elementos da Cultura, compõe o chamado lado sócio da empresa, enquanto tudo que é concreto e mensurável, compõe o lado técnico. A gestão moderna, lida com os dois lados e sabe que o maior valor está na gestão da Cultura.

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Sinais de que a Cultura precisa de cuidados

– maior volume de conflitos e menor volume de soluções


– pouco trabalho em time


– competição predadora entre as pessoas da mesma empresa


– alto índice de absenteísmo


– alto índice de rotatividade (saída de talentos)


– aumento dos afastamentos por doença física e emocional


– aumento dos custos operacionais, gastos com recursos e perda de tempo


– alto índice de erros nso processos de trabalho

Benefícios ao cuidar da Cultura

As empresas de sucesso em resultados, crescimento de mercado e valor de marca, investem ao redor de 10% do seu orçamento anual na avaliação, manutenção e desenvolvimento da Cultura.
Clima Saudável

Quando as pessoas conhecem os valores e entendem o que tem a ver com cada uma delas, os comportamentos são mais naturais e previsíveis. A confiança aumenta e a energia é usada para construir e não se defender.

Foco em Resultados

Todos conhecem as entregas a realizar e têm liberdade de construir os resultados.

Alto Comprometimento

As pessoas colocam muita energia naquilo que acreditam. Isso ajuda a saúde mental e física. A consequência é menos ausências médicas, faltas, pedidos de demissão.

Sustentabilidade

Equipes alinhadas, com mentes focadas, são mais abertas às necessidades e possibilidades do mercado e dos negócios. A inovação existe e a vida da empresa é mais duradoura.

Como nós cuidados da Cultura pra você

Com a experiência de quem trabalha com Cultura há 30 anos, usando as melhores técnicas e tecnologias,
nós ajudamos você a: mapear a Cultura e identificar os valores, definir as competências e as habilidades
necessárias à gestão da cultura na sua empresa.
Diagnóstico

Passo 1

Aplicamos desde entrevistas presenciais até questionários web para mapear a Cultura da empresa. Não importa o tamanho da sua população.

Mapa da Cultura

Passo 2

Geramos um relatório com detalhes sobre a Cultura da sua empresa, fatores positivos e pontos de atenção

Definição dos objetivos

Passo 3

Ajudamos o grupo gestor a definir o plano estratégico e de negócios e alinhamos os fatores da cultura que devem dar sustentação aos planos

Preparamos as equipes

Passo 4

Desenhamos as trilhas de aprendizagem, os treinamentos de gestores e equipes, revisamos os processos e procedimentos de trabalho. Tudo para alinhar à Cultura definida.