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O que é Liderança Servidora

Não existe uma definição única de liderança para todos. Líderes podem ter sucesso com todos os tipos de personalidades, educação e teorias. Um estilo de liderança popular é a liderança servidora, que se tornará mais familiar quando você reconhecer suas características.Pense nos termos “empresas socialmente responsáveis” ou “estilos de gestão participativa”. Organizações e gerentes que se encaixam nessas descrições são aqueles que normalmente se encaixam nos moldes da liderança servidora.Exemplos de líderes servidores incluem Stephen Covey, autor de “7 hábitos de pessoas altamente eficazes”, e Richard Murphy, um lendário líder de desenvolvimento juvenil em Nova York.

 

Definindo líderes servidores


A liderança servidora é “uma filosofia e um conjunto de práticas que enriquecem a vida dos indivíduos, constroem melhores organizações e, em última análise, criam um mundo mais justo e solidário”, segundo o Center for Servant Leadership. Se isso evoca seu ideal de organizações socialmente responsáveis, provavelmente você está pensando em lugares onde a liderança servidora é a norma.A liderança servidora é um conceito clássico, mas o termo foi cunhado em 1970, quando Robert K. Greenleaf publicou seu ensaio “O Líder Servidor”. Greenleaf afirmava: “O líder servidor é voltado para as pessoas e suas necessidades e junto com elas, obtem resultados excepcionais”.Greenleaf acreditava que as organizações – e não apenas os indivíduos – também podiam ser líderes-servidores. Seu segundo grande ensaio, “A Instituição Servidora”, reforçou inequivocamente esse ponto.

 

Características comuns da liderança servidora


 

Ao contrário dos líderes autoritários, o líder servidor não depende de acumular ou exercer poder dentro de uma empresa. Em vez disso, o líder servidor:

 


  • Considera as necessidades dos funcionários primeiro. Líderes servidores concentram-se em satisfazer as necessidades de maior prioridade dos outros. Líderes servidores sentem um forte senso de cuidado e responsabilidade por seus funcionários.


 


  • Compromete-se a ajudar os funcionários a desenvolver expertise e melhorar o desempenho. Os líderes servidores priorizam o desenvolvimento pessoal e profissional dos outros, garantindo que eles construam sua base de conhecimento e habilidades profissionais.


 


  • Insiste em que a organização faça uma contribuição positiva para a sociedade. Apesar de não perder o foco em uma linha de base saudável, os líderes servidores garantem que a organização melhore sua comunidade, região e nação.

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Onde a liderança servidora se encaixa nos estilos tradicionais de liderança


 


Muitas teorias e currículos tendem a se concentrar em três estilos clássicos de liderança:


Autoritário . Esse líder acumula poder e usa-o para gerenciar e liderar a organização. Os funcionários geralmente devem seguir regras e procedimentos rigorosos com pouco desvio.


Participativo . Esse líder capacita os funcionários a serem criativos, oferece sugestões e opiniões e incentiva os subordinados a fornecer informações sobre as decisões da gerência sênior.


Laissez-faire . Livremente traduzido do francês, o laissez-faire significa “deixe-os fazer o que quiserem”. De acordo com definição do dicionário,  esses líderes descartam as convenções autoritárias, dão orientação mínima aos funcionários em todos os níveis e deixam os subordinados sozinhos para fazer o trabalho como bem entenderem.


A liderança servidora mais se assemelha à liderança participativa. Embora a história frequentemente cite poucos exemplos de quaisquer teorias gerenciais além da liderança autocrática, ou autoritária, até os anos 1950 ou 1960, a liderança servidora é na verdade uma abordagem antiga. Lao-Tzu referenciou a liderança servidora no clássico texto chinês “Tao Te Ching” já em 500 aC.


 


Entendendo a teoria da liderança servidora


 

Não existe uma teoria ou técnica de liderança perfeita. Levando como a liderança servidora vem com certas vantagens e algumas desvantagens. Entender os prós e contras de qualquer filosofia é crucial para qualquer estilo de liderança que você adote.

 

Prós


  • A liderança servidora pode melhorar uma organização e / ou sociedade a longo prazo.

  • O tratamento atencioso dos funcionários geralmente incentiva o tratamento similar dos clientes e fornecedores da organização.

  • Líderes servidores atraem a confiança dos funcionários, o que pode melhorar a credibilidade da marca da organização.

  • A liderança servidora normalmente desenvolve uma cultura corporativa positiva e pode corrigir uma cultura negativa predominante ao longo do tempo.

  • Esse estilo de liderança incentiva e motiva o alto desempenho dos funcionários. 

  • A liderança servidora mostra-se mais alinhada com as aspirações e propósitos das novas gerações. 

  • É um dos pilares da sustentabilidade para o negócio, uma vez que trabalha com premissas e valores que incluem o coletivo e a sociedade.


 

Contra


 


  • A liderança servidora requer mais tempo para alcançar resultados positivos.


 

Embora a liderança servidora possa não se encaixar perfeitamente em todas as situações, o estilo continua popular e atrai mais adeptos entre os líderes organizacionais. Esse estilo de liderança está construindo um histórico de sucesso entre os gerentes que se concentram em melhorar o pessoal e a comunidade.A filosofia e as práticas de liderança servil foram expressas de várias maneiras e aplicadas em muitos contextos. Alguns dos defensores mais conhecidos da liderança servidora incluem Ken Blanchard, Stephen Covey, Peter Senge, M. Scott Peck, Margaret Wheatley, Ann McGee-Cooper e Duane Trammell, Larry Spears e Kent Keith.