Cultura, Gente e Gestão, Liderança
O que é Liderança Servidora
Definindo líderes servidores
Características comuns da liderança servidora
- Considera as necessidades dos funcionários primeiro. Líderes servidores concentram-se em satisfazer as necessidades de maior prioridade dos outros. Líderes servidores sentem um forte senso de cuidado e responsabilidade por seus funcionários.
- Compromete-se a ajudar os funcionários a desenvolver expertise e melhorar o desempenho. Os líderes servidores priorizam o desenvolvimento pessoal e profissional dos outros, garantindo que eles construam sua base de conhecimento e habilidades profissionais.
- Insiste em que a organização faça uma contribuição positiva para a sociedade. Apesar de não perder o foco em uma linha de base saudável, os líderes servidores garantem que a organização melhore sua comunidade, região e nação.
Onde a liderança servidora se encaixa nos estilos tradicionais de liderança
Muitas teorias e currículos tendem a se concentrar em três estilos clássicos de liderança:
Autoritário . Esse líder acumula poder e usa-o para gerenciar e liderar a organização. Os funcionários geralmente devem seguir regras e procedimentos rigorosos com pouco desvio.
Participativo . Esse líder capacita os funcionários a serem criativos, oferece sugestões e opiniões e incentiva os subordinados a fornecer informações sobre as decisões da gerência sênior.
Laissez-faire . Livremente traduzido do francês, o laissez-faire significa “deixe-os fazer o que quiserem”. De acordo com definição do dicionário, esses líderes descartam as convenções autoritárias, dão orientação mínima aos funcionários em todos os níveis e deixam os subordinados sozinhos para fazer o trabalho como bem entenderem.
A liderança servidora mais se assemelha à liderança participativa. Embora a história frequentemente cite poucos exemplos de quaisquer teorias gerenciais além da liderança autocrática, ou autoritária, até os anos 1950 ou 1960, a liderança servidora é na verdade uma abordagem antiga. Lao-Tzu referenciou a liderança servidora no clássico texto chinês “Tao Te Ching” já em 500 aC.
Entendendo a teoria da liderança servidora
- A liderança servidora pode melhorar uma organização e / ou sociedade a longo prazo.
- O tratamento atencioso dos funcionários geralmente incentiva o tratamento similar dos clientes e fornecedores da organização.
- Líderes servidores atraem a confiança dos funcionários, o que pode melhorar a credibilidade da marca da organização.
- A liderança servidora normalmente desenvolve uma cultura corporativa positiva e pode corrigir uma cultura negativa predominante ao longo do tempo.
- Esse estilo de liderança incentiva e motiva o alto desempenho dos funcionários.
- A liderança servidora mostra-se mais alinhada com as aspirações e propósitos das novas gerações.
- É um dos pilares da sustentabilidade para o negócio, uma vez que trabalha com premissas e valores que incluem o coletivo e a sociedade.
Contra
- A liderança servidora requer mais tempo para alcançar resultados positivos.