Cultura, Gente e Gestão, Liderança

Home Office requer mudança de mindset pessoal

Dias atrás conversei com uma cliente e ouvi suas reclamações sobre como a empresa em que ela trabalha, remunera suas horas extras de trabalho.Mesmo trabalhando 100% em home office, a colaboradora dizia-se estressada por ser cobrada de atender o cliente em finais de semana ou em horários não comerciais.Para minha surpresa, ela disse ficar a frente do computador, 8 horas por dia, mesmo sem que isso nunca tenha sido solicitado pela empresa e mesmo que passe dias sem ser chamada pelos clientes.Eu entendi então, que essa pessoa, continuava trabalhando no mindset pessoal de quem “bate cartão” e tem hora definida para o trabalho e por isso se sente incomodada quando é acionada em horários além do que ela mesma estabeleceu.Isso então me chamou a atenção para o fato de que o trabalho em casa implica em algumas mudanças a saber:

 

Três pontos chave


 

1º Sou mais autônomo– sem alguém para supervisionar o trabalho, o colaborador precisa desenvolver autogerenciamento da sua agenda. Deve aprender a controlar seu tempo e suas atividades. Deve saber priorizar e focar nas entregas para os clientes.

 

2º Eu decido – Sem um gestor que esteja ao lado todo o tempo, não é mais possível esperar que alguém diga o que você precisa fazer. É preciso desenvolver coragem, raciocínio e decisão para agir com foco para o resultado. Da mesma forma é necessário se comprometer com as consequências das suas ações, pois diferente da condição anterior onde quando algo dava errado era fácil culpar o chefe, na nova condição, é fundamental aprender com os erros para não errar nas mesmas coisas e se desenvolver de verdade.

 

3º Eu controlo o meu tempo – Não há mais nenhum sentido em ficar à disposição de alguém, por um horário que for, se não há garantia de que será acionado por ele. Por isso o profissional em home office precisa planejar com antecedência suas ações, suas reuniões com os clientes, as tarefas a serem realizadas. Não preciso mais sentir culpa por estar no supermercado ou levando o filho na escola às 09h00 da manhã.

 

 

  • Text Hover
  • Text Hover

A menos que você esteja em uma repartição pública, o trabalho hoje será reconhecido pela qualidade das entregas que cada um fez. Pelo valor que agregou à equipe e em como ajudou a construir os resultados da empresa. Passar 8 horas na frente do computador não é mais sinônimo de ter trabalhado. Os indicadores são outros, os tempos são outros. É necessário mudar o mindset pessoal para trabalhar em home office.

 

Vale a pena conhecer também

 

Tenho certeza de que você vai se interessar também em assistir a esse vídeo onde especialistas contam mais profundamente as mudanças que estamos vivendo quando o assunto é trabalhar em home office. Além de dicas para você profissional, eles também ajudam áreas de RH a mudar seu olhar na gestão dessas pessoas.

 

Outra matéria que você pode gostar ainda, fala sobre os efeitos do home office na saúde de algumas pessoas e como se prevenir para não ser uma vítima desse novo modelo de trabalho que certamente veio para ficar.

 

Eu poderia elencar muitos outros fatores que vejo importantes para essa construção do novo modelo mental (aliás, já fiz isso. Está em um curso que ministrarei proximamente), mas creio que já é o bastante para que o leitor entenda o que quero dizer com necessidade de mudar o modelo mental para o home office.

 

E você? Ainda pratica alguma das coisas citadas nesse artigo? Está em home office e reclama dos horários de trabalho?

 

Convido-o a refletir sobre isso então e me escreva para compartilhar suas experiências.